Atualize seu navegador!
Notícias

ELEIÇÃO DE AUTODEFENSORES:

  • DSC08037
  • DSC08440
  • DSC08036
  • DSC08441
  • DSC08439
  • DSC08438
  • DSC08444
  • DSC08442
  • DSC08443

ELEIÇÃO DE AUTODEFENSORES:

 

A Autodefensoria no Movimento Apaeano vem se estruturando na medida em que as Apaes abrem espaço para a participação direta de seus alunos, motivando-os a se manifestarem sobre determinados assuntos de interesse dos demais colegas e sobre a temática da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas políticas sociais.

Assim, um representante do sexo masculino e uma do sexo feminino, eleitos pelos seus colegas, com assento e voz, têm presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos pelas respectivas instâncias: nas Apaes, nas Federações das Apaes nos Estados e na Federação Nacional das Apaes, inclusive em todas as Assembleias e reuniões da Diretoria.

E a missão deles consiste na defesa dos interesses das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Para isso, devem contar com uma preparação ativa que os possibilitem a defender suas posições. Eles podem sugerir ações que aperfeiçoem o seu atendimento e sua participação em todos os seguimentos da sociedade.  Como porta-vozes de seus companheiros, a participação deles faz uma grande diferença, de forma positiva, que pode ajudar os demais membros da Diretoria a desenvolver habilidades no tratamento da pessoa com deficiência.

Desta forma a partir do mês de agosto até novembro quando então ocorrerá a eleição, foram  promovidos encontros semanais com os alunos da APAE de Nova Serrana, a fim de trabalharmos o questões sobre o processo eleitoral.

Os encontros tem possibilitado um diálogo muito interessante, fato que tem possibilitado a participação dos alunos com idade a partir dos dezesseis anos de idade, sendo este o único critério determinado pela Federação das Apaes, como fator preponderante para participar do processo eleitoral, seja como candidato a Autodefensor ou como eleitor.

Após alguns encontros, foi possível identificar alunos com interesse de se candidatarem ao pleito, o interessante é que o desejo partiu dos próprios alunos, a partir do momento que passaram a compreender o processo, e o função que irão desempenhar na Instituição.

Abaixo fotos dos encontros preparativos  e dos alunos que são candidatos ao pleito  que terá inicio em 01/01/2014 a 31/12/2016.


Fonte: APAE de Nova Serrana